quarta-feira, 26 de março de 2014

onicomicose nas unhas

Quais são elas e como tratar?Onicomicose é definida como qualquer infecção das unhas causada por diferentes tipos de fungos. A infecção pode vir de dentro de uma ou outra infecção fúngica em outros locais.
Embora a infecção causada por cada tipo de fungo receba um nome específico, é verdade que todos são agrupados sob o nome genérico onicomicose. 
As infecções podem ser produzidos por quatro diferentes tipos de fungos:
  • Dermatófitos (micose da unha)
  • Cándidas levaduriformes (prego candidíase)
  • Fungos filamentosos
  • Molde
Há um grande número de alterações das unhas que podem ter importantes semelhanças do ponto de vista médico. A confusão com outras doenças de pele e identificação do fungo  cria grandes dificuldades para diagnosticar corretamente a doença.
É uma doença que, na maioria dos casos, os sintomas não são necessariamente associados com a dor. A única pessoa afetada sente coceira, desconforto e uma mudança estética progressiva do estado de suas unhas. Esta é a principal razão de não se procurar um médico até que o estado da doença esteja avançado e não haja uma clara mudança na aparência e forma das unhas.
Entre 1,5 e 3% da população é afetada, mas apenas 0,5% estão sob tratamento. Isto é principalmente devido à quantidade limitada de informação e sensibilização desta doença entre as pessoas .

Quais são os fatores de risco?Uma série de condições ambientais, de caráter pessoal e social que poderiam causar um aumento do risco de infecção fúngica das unhas. Onicomicose é uma alteração genética, mas há uma série de condições que predispõem a ela, como doenças vasculares que afetam o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo). Todas são doenças que causam má oxigenação das unhas ou diminuição das defesas do organismo e, portanto, aumentam a probabilidade de infecção.
Estas doenças podem ser:
  • Diabetes
  • Doenças neurológicas
  • Doença arterial
  • Doenças do sangue
  • Doenças que afetam o sistema imunológico
  • Existem outros fatores de risco que promovem a disseminação de infecções fúngicas, uma vez que aumentam o microambiente onde certos tipos de fungos estão presentes:
  • O uso de calçados inadequados que evitam a transpiração do pé
  • Sudorese
  • Utilização de locais comumente húmidos (contágio em áreas públicas, como ginásios, piscinas, etc.)
  • Lesões
  • Alguns trabalham em contato com água (hotelaria, donas de casa, etc.)
  • Em pessoas que praticam desporto, freqüentemente.
Em pessoas que fazem as tarefas domésticas têm um maior envolvimento das unhas.
Quanto à idade, vemos que ela é mais comum em idosos, que muitas vezes têm lesões muito crônicos que não são importantes e que têm por anos. Pessoas mais jovens e as mulheres são grupos mais preocupados e conscientes, especialmente se houver um  problema estético causado pela onicomicose.
Quais são os sintomas?
Apesar de onicomicose não causar sintomas ou deterioração alarmante em geral, pode causar problemas na vida social e profissional, limitando o desempenho de certas actividades em que a estética é importante.
Os sintomas geralmente começam com um envolvimento parcial da unha, que acabará por se estender e envolver a matriz (raiz da unha). A possível ausência de dor e a demora na progressão da doença são exatamente  as razões principais para se consultar um médico apenas quando a doença já está bem avançada.
Os sinais mais comuns de onicomicose que afetam a forma ea aparência da unha, e são eles:
  • Mudanças na forma da unha (aparência lenhosa)
  • Alterações na cor (bege, marrom)
  • Aumento da espessura
  • Mais frágil (unhas quebradiças)
  • Unhas soltas
Como é diagnosticado?

Há uma série de mudanças ungulares oferecendo semelhanças do ponto de vista clínico, e este fato tem uma influência significativa sobre a dificuldade de estabelecer o diagnóstico correto. Entretanto, o diagnóstico pode ser feito com base na aparência das unhas.
Para que um diagnóstico confiável possa ser feito usa-se diferentes técnicas (exame direto ou cultura da amostra) para confirmar a onicomicose e o tipo de fungo responsável pela doença. Esta é realizada por raspagem ou corte de um fragmento da unha afetada. Às vezes há resultados negativos em técnicas de diagnóstico e fungos não são considerados responsáveis, apesar de ter realmente onicomicose.
O que você pode fazer em casa?Higiene pessoal: lavar seus pés, secar bastante e corretamente antes de colocar meias e sapatos. Seque bem as áreas entre os dedos.
Tomar medidas de precaução em locais públicos como piscinas, academias de ginástica, chuveiros, etc.
Use calçados apropriados que permite evaporar que o suor do pé.
Use meias de algodão ou lã. Mudá-las frequentemente e sempre que estiverem molhadas.
Qual é o tratamento?Existem basicamente dois tipos de tratamento (muitas vezes utilizado em combinação):
Tópica (aplicados diretamente na unha):
Revestimentos são aplicados na superfície da unha. Eles exigem muito trabalho, dedicação e consciência pois  são muitas vezes tratamento de longo prazo e sua aplicação requer um tempo. Geralmente suficiente para tratar infecções da pele e quando o envolvimento ungueal não é extensa (para não afetar a raiz da unha).
Alguns dos medicamentos usados ??topicamente incluem amorolfina, ciclopiroxolamine e tioconazol.
Tratamentos sistêmicos (via oral):
Sua eficiência é maior. A duração do tratamento também é muitas vezes prolongada (vários meses).
Alguns dos medicamentos utilizados são a terbinafina oral e itraconazol.
Quando esses tratamentos não são eficazes, você pode fazer a remoção total da unha  (ablação) por métodos cirúrgicos ou químicos

Sem comentários:

Enviar um comentário